domingo, 15 de janeiro de 2017

Os 20 Benefícios da Cúrcuma (Açafrão-da-terra) para saúde!



O ingrediente ativo na cúrcuma é a curcumina. Cúrcuma tem sido usado por mais de 2500 anos na Índia, onde foi provavelmente usado pela primeira vez como um corante.
As propriedades medicinais desta especiaria foram lentamente se revelando ao longo dos séculos. Muito conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, uma pesquisa recente revelou que a cúrcuma é uma maravilha natural, provando benéfico no tratamento de muitos problemas de saúde, como câncer e mal de Alzheimer.  
  
Cúrcuma/Açafrão – A kriptonita do câncer

A cúrcuma (ou açafrão da índia) tem propriedades incríveis. E nós apenas utilizamos para dar aquela corzinha amarela ao curry. Mas quando souberem as propriedades anti-inflamatórias dele, com certeza vão pôr na próxima listinha de compras do supermercado.curcuma
É o ingrediente nutricional mais anti-inflamatório que existe, NO MUNDO! Por isso é tão utilizado pelos Indianos e pela medicina Ayurvédica. O pózinho que vem desta raiz inibe o crescimento de vários tipos de câncer (colón, pulmão, fígado, estômago, mama, ovário e leucemia, por exemplo). Faz com que as células cancerígenas se suicidem (“apoptose”). Será por esta razão que os Indianos têm entre 5 a 10 vezes menos estes tipos de câncer do que nós, meros ocidentais?! Dá que pensar não dá?
No entanto, para o nosso organismo absorver a cúrcuma/açafrão, da forma correta é necessário que se associe pimenta do reino ou gengibre. A pimenta multiplica 2.000 vezes a absorção do cúrcuma pelo organismo.
Ele aumenta a eficácia da quimioterapia e reduz a progressão de tumores. Incrível!
Modo de consumir: Adicione 1/4 de colher de chá de pó de cúrcuma/açafrão (de preferência compre as raízes e faça o pó em casa), com meia colher de sopa de azeite de oliva e uma pitada generosa de pimenta-do-reino. Acrescente aos seus pratos, legumes, sopas, molhos de salada, etc. Se sentir um gosto amargo, pode acrescentar umas gotas de xarope de Agáve. O gostinho fica uma delicia e os resultados são, comprovadamente incríveis.
Suplemento: Eu tomo Turmeric (Curcumin) no almoço e no jantar (juntamente com o Omega-3). Poderoso anti-inflamatório, com benefícios antioxidantes para suportar a função natural da desintoxicação do fígado e para suportar o tecido do cérebro saudável. Oode ajudar a prevenir, controlar ou eliminar vários tipos de cânceres, incluindo o de próstata, mama, pele e cólon
Fontes que me fizeram investigar: “Anti-Cancer” de David Servan-Schreiber e “A verdadeira dieta anti-cancer” de Dr. David Khayat


Aqui estão 20 benefícios do Cúrcuma para saúde:
1. É um agente anti-séptico e antibacteriano natural, muito utilizado na desinfecção de cortes e queimaduras.
2. Quando combinado com a couve-flor,ele ajuda a prevenir o câncer da próstata e pode parar o crescimento do câncer existente.
3. Impediu do câncer de mama se espalhar para os pulmões em camundongos.
4. Pode prevenir o melanoma, que é causada por células de melanoma existentes que cometem suicídio.
5. Reduz o risco de leucemia infantil.
6. É um desintoxicante do fígado natural.
7. Pode prevenir e retardar a progressão da doença de Alzheimer através da remoção da placa amyloyd acumulada no cérebro.
8. Pode prevenir que ocorra metástases em muitas formas diferentes de câncer.
Resultado de imagem para curcuma
9. É um potente anti-inflamatório natural que funciona tão bem como muitas drogas anti-inflamatórias, mas sem os efeitos secundários.
10. Tem se mostrado promissora em retardar a progressão da esclerose múltipla em camundongos.
11. É um analgésico natural e COX-2 inibidor.
12. Pode ajudar no metabolismo da gordura e ajuda no controle do peso.
13. Tem sido usada na medicina chinesa como um tratamento para a depressão.
14. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, é um tratamento natural para a artrite e a artrite reumatoide.
15. Aumenta os efeitos da quimioterapia com paclitaxel fármaco, e reduz os seus efeitos secundários.
16. Estudos promissores estão em curso sobre os efeitos da cúrcuma sobre o câncer de pâncreas.
17. estudos promissores estão em curso sobre os efeitos positivos da cúrcuma em mielona múltiplo.
18. Foi demonstrado que pode parar o crescimento de novos vasos sanguíneos em tumores.
19. Acelera a cicatrização de feridas e auxilia na remodelação da pele danificada.
20. Pode ajudar no tratamento de psoríase e outras condições inflamatórias da pele.
Cúrcuma pode ser tomado em forma de pó ou comprimido. Ele está disponível em forma de pílula na maioria das lojas de alimentos saudáveis, geralmente em cápsulas de 250 500mg.
Uma vez que você começar a usar a Cúrcuma em uma base regular, é divertido para encontrar novas maneiras de usá-lo em receitas. Minha maneira favorita de usá-lo é adicionar uma pitada na salada de ovo. Ele adiciona um sabor agradável e dá a salada de ovo uma rica tonalidade amarela.

3 comentários:

  1. Curcuma tem enormes benefícios, é capaz de interferir com os níveis de neurotransmissores cerebrais (mensageiros químicos - serotonina, norepinefrina, e dopamina) que influenciam o humor, o comportamento, o apetite e as emoções.
    Mais informação aqui: http://2020odisseianoprato.blogspot.com/2018/06/boa-tarde.html

    ResponderExcluir
  2. E maravilhoso o que a terra nos fornece estou fazendo o uso da curcuma a algum tempo mudanças de vida é barato e saudável mas infelizmente a indústria farmacêutica não quer que a gente saiba eu não sou médica mas sou rica de informações e testo todas e uma pena falo as pessoas amigas aqui em casa mas não me ouvem é triste estão viciadas em doces e refrigerantes fechando os olhos eu penso se tem como prevenir as doenças porque deixa ela chegar e nos entupir de drogas como remédio!!!!

    ResponderExcluir