O ponto comum entre as diferentes correntes que formam a base da agricultura orgânica é a busca de um sistema de produção sustentável no tempo e no espaço, mediante o manejo e a proteção dos recursos naturais, sem a utilização de produtos químicos agressivos à saúde humana e ao meio ambiente, mantendo incremento da fertilidade e a vida dos solos, a diversidade biológica e respeitando a integridade cultural dos agricultores.
* Produtos orgânicos são ecologicamente corretos - a produção vivifica o solo, mantém as florestas naturais e o ciclo das águas limpas. O meio ambiente agradece o equilíbrio promovido no ecossistema em que a agricultura orgânica ou biodinâmica reside.
* Os projetos orgânicos são socialmente justos - se preocupam com o bem estar das pessoas e respeitam seus direitos.
Plantio e colheita buscam qualidade, respeitando as estações do ano, clima da região, maturação, além de outros fatores fundamentais a uma agricultura equilibrada. Com esses cuidados o resultado é a produção de alimentos saudáveis, onde seus nutrientes são conservados. Por tudo isso são ricos e completos em sua essência.
*Alimentos orgânicos recebem selos de certificação, que atestam a veracidade dos produtos e as condições ideais de produção.
- Alimento integral nem sempre é orgânico
- Alimento natural nem sempre é orgânico
- Alimentos hidropônicos não são orgânicos
- Alimentos Transgênicos não são orgânicos
Fonte: http://www.namaste.ind.br/index.html