Alimentos Orgânicos
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2H1De3os3jMuVu3gF4CLHueWFhH0uJPMGZVEUm2mswgC7RVIYTEvMTUUhZ-cnj45qqu_8mP38cW6s7aVJeZ2DPQuXDWg-R1A2oQbXOR5wyj0LqSe2k67GfCyPY3YCW6GHrDLMUu-8zk8Z/s400/compre+aqui.png)
Mas, qual é a diferença entre os alimentos orgânicos e não orgânicos? Ao contrário dos alimentos convencionais, os produtos orgânicos utilizam técnicas específicas, que respeitam o meio ambiente durante todo o seu processo de produção. Além do mais, eles também visam a qualidade do alimento, já que não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto -como adubos químicos que possam acarretar algum dano à saúde de quem consumir o alimento. Ou seja, eles são obtidos de maneira mais natural, por isso são mais saudáveis e até mais saborosos e nutritivos.
Pela técnica convencional de produção de alimentos, utiliza-se maquinário pesado e insumos químicos. Como consequência há desgaste do solo, contaminação de alimentos por agrotóxicos e diminuição da qualidade dos alimentos. Por outro lado, a técnica utilizada na produção de alimentos orgânicos dispensa o uso de qualquer tipo de contaminantes que ponham em risco a saúde do agricultor, do meio ambiente e do consumidor, preservando portanto a saúde humana e ambiental. Existe um cuidado especial com a água e com o solo, que é preservado, sendo utilizada matéria vegetal e animal para a adubação (húmus de minhoca, esterco curtido, adubação com leguminosas). O controle biológico de pragas de forma limpa é outra preocupação dos produtores de alimentos orgânicos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOC2OuDqkUy1NnSnWTa7jCDAeDGVlVu6OEMPRdYsgbfKWRXdk_n5u4rbZ_k-LDjHZAVa1slUCwsNfzvHQ3C27VaoCAlz0hV1B7gZ7BXFJ-7BNQfo1AEE-B_Ex1I9QHiM6gLq3WSs85nj-N/s400/faixa.png)
No Brasil já podem ser encontradas frutas, verduras, legumes, grãos, ovos e carnes orgânicos. No caso da produção de ovos e carnes, o cuidado com o rebanho ou a granja é ainda maior, já que os animais não podem ter estresse. Além do mais, a alimentação é feita com grãos, cereais, sementes, verduras e legumes orgânicos. Os animais também são criados sem a aplicação de hormônios, anabolizantes e antibióticos. Por todos esses motivos, os ovos e as carnes orgânicas são mais saudáveis.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgo9ZWuC_9ZbnvWdB6n3Ilw2yLsMJKXdhqi0gVy15Vd0ZkmURT6bRKmY6sqUcsgz6VDFe6Twm6DZWLCuRpV_eJHWXaSNbi_gva7zeO5mWYOEIkJo8SKVfONwofctWZ7cRpaPKymA4-w8s87/s320/abc.jpg)
Vale ressaltar que apesar de serem alimentos orgânicos, o cuidado com a higiene deve ser o mesmo que os alimentos convencionais. Ou seja, os alimentos orgânicos crus devem ser bem lavados e em água corrente, pois também há o risco de contaminação por bactérias e coliformes fecais.
Vantagens e benefícios dos alimentos orgânicos
- Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos. Menor índice de toxidade.
- São mais saborosos.
- Maior valor nutricional do alimento. Maior concentração de nutrientes, chegando a ser 20 vezes maior do que em alimentos comuns.
- A produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação.
- A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão de obra.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPgULd8RM6uI2Li2MuD16WzOJlG95S66uF-yj5Xn9J5Uo4ShgXRol6vz_QXyeOm1xRHSSc09gey_6BHNywSkwoSjSh6eetptdjMXasRwjpyZNQElQ-YodGi_H8YCQYV63w1HPnSB1Wdx_9/s1600/raizes-tuberosas-1.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário