quarta-feira, 4 de abril de 2018

Orgânicos, nutricionalmente melhores!

A pergunta mais freqüente quando diz respeito a alimentos orgânicos é sobre a questão nutritiva. Dentre o público brasileiro 70 % realiza compras de artigos alimentares não só baseado no preço, mas também levam em consideração os benefícios/ malefícios que aquele alimento trará para sua saúde (nível de açúcares, sal, valor calórico, minerais, etc).

Devido a isto, muitos questionam a alimentação orgânica. O alimento orgânico trás benefícios para o meio ambiente, beneficiando nossa saúde indiretamente, mas e diretamente? O alimento orgânico, no Brasil, custa cerca de 70 a 150% a mais do que o alimento convencional. Se o consumidor vai pagar tão mais caro pelo produto orgânico, muitos pensam que se não existe vantagem nutricional do alimento orgânico quando comparado ao convencional, porque consumir o orgânico?
Bom, se pensarmos na química e bioquímica envolvidos nas plantas cultivadas no sistema orgânico e convencional, podemos dar uma explicação rápida e plausível sobre o assunto.
As plantas, assim como todos os seres do planeta, são constituídas de diversas moléculas, que se unem formando diferentes estruturas químicas como proteínas, carboidratos, alcoóis, água, sais minerais, dentre outros.
Ao adicionarmos ao “sistema” de desenvolvimento destes organismos vivos, novas estruturas químicas, como fertilizantes, pesticidas, agrotóxicos, etc., novas reações químicas surgirão nestes alimentos.
As estruturas químicas que compõem o alimento reagirão com os químicos adicionados, formando novos compostos, diminuindo a composição nutricional daquele alimento e interferindo na absorção dos nutrientes deste alimento pelo nosso organismo.
Esta resposta faz muito sentido para pessoas não leigas no assunto química, bioquímica, etc. Porém, para os leigos, isto não justifica que o alimento orgânico é mais nutritivo do que o convencional.
Bom, vamos chegar ao que interessa então. Cientistas PROVAM que alimentos orgânicos possuem maior valor nutritivo que alimentos convencionais.
Pesquisadores da Rutgers University dispuseram-se a provar que é infundada a alegação de que “alimentos orgânicos são melhores”. Compraram vários produtos em supermercados e lojas de alimentos naturais e analisaram seu conteúdo de minerais. Foram considerados como “orgânicos” os alimentos cultivados sem uso de inseticidas químicos ou fertilizantes artificiais. Os produtos não orgânicos, chamados aqui de “comerciais”, foram cultivados com vários produtos químicos para estimular o crescimento ou destruir pragas, muitos dos quais são comprovadamente cancerígenos ou estão sob suspeita de causar câncer e provocam danos para o meio ambiente e a vida selvagem. A idéia de que os produtos cultivados organicamente são melhores em termos nutricionais tem sido aceito praticamente sem comprovação. Há muito poucas provas desta suposição.
Os pesquisadores da Universidade esperavam que os produtos orgânicos tivessem um nível de nutrientes levemente mais alto, mas os resultados foram espantosos. A quantidade de ferro no espinafre orgânico era 97% mais alta do que no espinafre comercial, e o nível de manganês era 99% maior corno produto orgânico. Muitos oligoelementos essenciais estavam completamente ausentes do produto comercial, mas eram comparativamente abundantes no cultivado organicamente.
Veja os dados. Os principais elementos são medidos em mili equivalentes por 100 gramas, no material seco; os oligoelementos (elementos-traço), em partes por milhão do material seco.
Fonte:  http://www.agrisustentavel.com/doc/prova.htm

repolho org

Nenhum comentário:

Postar um comentário