sábado, 21 de janeiro de 2017

Bolotinhas de amor orgânicas




Bolotinhas de amor orgânicas (brigadeiro de biomassa) | Biomassa de banana verde

Postei ontem no Instagram as bolotinhas de amor orgânicas ou brigadeiro de biomassa inspirados na receita da Alana Rox do IG @The Veggie Voice e também do 30 Todo Dia.
Eu tinha acabado de fazer a biomassa de banana verde quando ela postou a receita. Nem pensei duas vezes!

http://www.naturinga.com.br/Primeiro vou contar um pouco dos benefícios da banana verde pra quem ainda não conhece entender o porquê de usá-la nas receitas do dia-a-dia!
A Biomassa de Banana Verde tem a consistência de um purê e atua como um espessante em receitas, aumentando o volume e dando consistência. Não interfere no sabor dos pratos em que é adicionada e celíacos (intolerantes ao glúten) podem se beneficar do uso da biomassa para substituir farinhas, aveia, centeio etc em receitas.
Existem três tipos de biomassas de banana verde:
– Biomassa P: só com a polpa da fruta;
– Biomassa F: somente utilizando a casca verde
– Biomassa Integral: é a junção da polpa com a casca.
Entre os principais componentes da banana verde estão o amido resistente (AR), podendo corresponder de 55 a 93% do teor de sólidos totais, e as fibras (cerca de 14,5 %). Quando há amadurecimento da banana, esse amido resistente é convertido em açúcares, em sua maioria glicose, frutose e sacarose, dos quais 99,5% são fisiologicamente disponíveis. Por isso devemos usar a banana sempre verde (encontrada facilmente nas feiras).
Devido às suas características, o amido resistente  pode ser denominado de “alimento funcional” (capaz de proporcionar benefícios nutricionais, dietéticos e metabólicos específicos, contribuindo para o controle e redução do risco de doenças).
A banana possui potássio, primordial no funcionamento celular, pois participa de todos os processos musculares do organismo, inclusive os do coração. Também previne a perda de cálcio, ajudando na prevenção de osteoporose. Outro nutriente da fruta é o fósforo, que integra a composição de ossos e dentes e participa da digestão dos carboidratos. Já o magnésio encontrado na banana é responsável pela produção da energia celular e relaxamento muscular, sendo especialmente indicado para pessoas estressadas.
Quando encontrada na forma de farinha ou biomassa, a banana verde mantém os mesmos nutrientes e calorias. Nesse caso, o amido fica mais resistente e age no organismo da mesma maneira que uma fibra insolúvel: aumenta o volume fecal e a capacidade do corpo de liberar e diminuir as toxinas potencialmente cancerígenas.
Depois de conhecer todos os benefícios da banana verde e da biomassa de banana verde, vamos à receita!
Eu conheci a biomassa através da Lidiane Barbosa, portanto sigo a receita dela, ok? Existem outras receitas por aí, mas nunca testei.
* Você pode fazer com qualquer tipo de banana, desde que estejam bem verdes. A que você compra no supermercado já está em processo de amadurecimento, portanto indico que você compre na feira a banana bem verde mesmo.

MODO DE PREPARO DA BIOMASSA
* Essa receita é feita com banana verde orgânica.
– Tire as bananas uma a uma do cacho com cuidado para que elas não se abram. Nenhuma parte interna da banana pode sofrer contaminação no momento do cozimento.
– Lave uma a uma.
– Coloque água até a metade de uma panela de pressão, ligue o fogo e deixe a água ferver.
– Quando estiver fervendo, coloque as bananas. (É importante que a água esteja fervendo, pois, esse choque térmico faz parte do processo).
– Tampe a panela. (A água deve ser suficiente para deixar as bananas cobertas).  Quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, marque 8 minutos e desligue.
Importante: deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, não acelere o processo, não abra a panela.
– Destampe a panela e descasque as bananas. Cuidado! As bananas estarão muito quentes e quase abertas. Mas, para facilitar o processo, é melhor descascá-las ainda quentes com ajuda de um garfo.
A foto abaixo mostra ao lado esquerdo as bananas verdes “in natura” e do lado direito elas já cozidas, prontas para serem descascadas e batidas no liquidificador:
bananas
– Bata as bananas no liquidificador (processador ou mixer) e, se necessário, acrescente um pouco de água para formar uma pasta (a consistência e aparência é a de um doce de leite cremoso como na foto abaixo).
biomassa-de-banana-verde
– Pronto! Está pronta a sua biomassa de banana verde!
Validade : 3 a 6 meses no congelador.
* Você pode congelar em potes de vidro em porções de 200g para utilizar de uma vez quando descongelada.
**  Na geladeira o ideal é consumir em até 3 dias.
*** Quando for utilizar a biomassa congelada, retire do congelador no dia anterior e coloque na geladeira.
Modo de utilização: batido em vitaminas, sucos, caldo de feijão, sopa, patês, massa de pão e bolo, doces etc.
Com a biomassa pronta você já pode fazer as suas bolotinhas de amor orgânicas se lactose!

BOLOTINHAS DE AMOR ORGÂNICAS
– 4 colheres de sopa de biomassa de banana verde orgânica (comprei na Feira Orgânica da Água Branca)
– 2 colheres de sopa de cacau orgânico (Amma Chocolate)
– 2 colheres de leite de côco (Ducoco light – o melhor mesmo é você usar o natural, feito em casa ou pode também substituit por outro leite vegetal)
– 2 colheres de açúcar mascavo orgânico (Monama – pode usar também o açúcar de côco ou demerara se você não tiver nenhum dos dois anteriorres)
– 1 colher de chá de canela
* Na receita da Alana, ela coloca também 1 colher de sopa de óleo de côco orgânico. O meu acabou e como eu não tinha, não coloquei. Deu certo mesmo assim!

MODO DE PREPARO
– Junte todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo até misturar bem.
– Desligue o fogo e leve a geladeira para esfriar.
– Depois faça bolinhas e passe no cacau, côco ralado, pistache, nibs de cacau, xerém de castanhas, de amêndoas… hmmmmm!
* Você pode adicionar na receita mel, gengibre, qualquer outra especiaria que você goste além de farinha de pistache, castanha etc.
Observações: não vá com a ideia de comer um brigadeiro tradicional. Abra-se para novos sabores e nutrientes! Também não espere comer 4 brigadeiros e ficar pesada e enjoada. As bolotinhas de amor preenchem seu estômago e a tua calma com muita leveza e ainda deixa a tua consciência tranquila!
Fonte: 




Nosso Mundo Orgânico

Nenhum comentário:

Postar um comentário